O que viajar pode fazer por ti (e o que não pode!)

Voltar de viagem traz os sentimentos à flor da pele, ora porque não queremos abandonar aquele paraíso, ora porque a ansiedade de rever as pessoas que mais sentimos falta é asfixiante, ou porque sabemos que vamos ter de lidar com problemas mal resolvidos antes do embarque da viagem. Também podem ser todas estas opções, que é o meu caso, e aí as coisas ainda se complicam mais.

Nunca somos os mesmos depois de uma grande viagem, mas isso já sabes, e ainda assim, também nem todos sofrem essa grande metamorfose. Viajar é de facto uma bênção na nossa vida, que alimenta avidamente a alma e permite a expansão dos nossos horizontes, revitalizando o nosso todo. O que nunca me disseram é que as viagens não curam todos os males da alma e, com toda a honestidade nas pontas dos meus dedos agora, esta é a verdade.
Eu prego e preguei em vários posts o que viajar já fez por mim, revitalizou-me e tornou-me numa melhor versão de mim própria, mas eu só percebi nesta viagem que voltar para uma vida de rotina e em casa pode ser uma infecção que ficou mal curada.
O filme “Eat, Pray, Love“, um dos filmes da minha vida, mostra-nos a realidade de uma mulher que encontra na viagem uma maneira de escapar dos problemas e curar-se durante a viagem, e que conseguiu curar-se porque esforçou-se para encontrar o seu equilíbrio. Ainda mais recentemente, o filme “Wild“, a história de uma mulher que fez um trek sozinha para recuperar de uma catástrofe. As semelhanças entre estes dois filmes são que ambas se reciclaram durante a viagem porque encararam os problemas de frente, resolveram-nos e olharam a vida com outros olhos porque viajar não são só festas, noites de álcool, passes semanais para museus e dias passados na praia! Viajar é essa viagem que ocorre dentro de ti, que não te deixa sempre de sorriso na cara, que te dá solidão muitas vezes e que te torna mais resistente a cada dia.  Viajar pode fazer muito por ti e pode também não fazer nada por ti. Partir para uma viagem para fugir dos problemas não vai resolver nada porque quando voltares, vais voltar ainda mais frustrado, e os problemas têm sempre de ser resolvidos, ou onde vives, ou durante a tua viagem.

Nunca me disseram isto e embarquei numa das minhas melhores viagens da minha vida após um dos piores começos de ano que já tive. Não os resolvi, não pensei neles, voltei e relembrei-me deles de choque.
O que pode a viagem fazer por ti? Podes tu fazer uma viagem dentro de ti e dar-te tempo para recuperar. Chora, mas depois vai jantar fora com as pessoas que conheceste no hostel. Reflecte enquanto fazes sozinho um trek maravilhoso no país que estás a visitar. Experimenta coisas novas, que te deixem feliz e com adrenalina. Afasta-te só o que precisares. Conhece pessoas com novas perspectivas de vida e conversem, na companhia de uma caipirinha.
O mais importante de tudo é que recuperes e resolvas os teus conflitos, mas que aproveites também o melhor possível da viagem. Quem quer estar no Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, pelo Carnaval e passá-lo em casa, sozinho? Aventura-te!

Mantém-te positivo, mesmo que tenhas sido roubado ou tenhas perdido a câmara fotográfica com todas as fotografias das ilhas Galápagos, e que aches que os teus problemas não se vão resolver, porque vão, porque nada dura para sempre. As ruínas são os fragmentos do passado para nos lembrar disto e para nos dar esperança ao observar a enorme diversidade que há neste mundo e a beleza que reside nisso. A esperança de que tudo se renova a seu tempo, a seu ritmo, sem pressas.
Foi isto que esta viagem me ensinou.

1 do-more-of-what-makes-you-happy_travel-quote-pixlr

One response to “O que viajar pode fazer por ti (e o que não pode!)

  1. Concordo com cada palavra…principalmente no que diz respeito á viagem interior… Temos que aprender a estar sós conosco mesmos, temos que suportar nossos silêncios e nossos conflitos, antes durante ou depois de qualquer viagem. Os conflitos, as dificuldades, bem como os sorrisos e os sonhos, vivem dentro de nós… Mas uma viagem, qualquer uma, nos modifica, amplia nosso olhar, pode mudar mesmo nossa vida. Enfim…resolva teus casos pendentes, e volta!!! Amamos tua companhia!!! O Brasil te amou!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s